quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um cantinho, um violão. Este amor, uma canção... (Dom Luis V - Villa Valduga)


Para quem vai na região da Serra Gaúcha, não pode deixar de passar na região do Vale dos Vinhedos. Mesmo para quem não gosta de vinho, vai se encantar com o clima, a região e a cultura envolvida em tudo que se olha.

Localizado em Bento Gonçalves/ RS, na Villa Valduga como os funcionários a chamam, há opções de diversão para vários gostos. Possui a loja (padrão de todas as vinícolas da região), um restaurante, uma biblioteca e um passeio pela vinícola regada de informação sobre as uvas, tipos de vinhos, processo de envelhecimento e engarrafamento, degustação (claro!) e até uma aula sobre “Sabragem”. Sim, Sabragem!!!

Vamos ver se aprendi direito: Sabragem é o método bastante utilizado por Napoleão Bonaparte para abrir Champagne com o sabre. No caso, fica meio difícil descrever o processo aqui (melhor ver mesmo), mas acreditem: não tentem cortar a boca da garrafa com a faca. Isso não vai dar certo...

Esse processo de Sabragem pode ser utilizado para alguns frisantes/ espumantes também. Para quem não sabe a diferença (essa eu tinha ouvido num documentário na TV), só pode ser chamado de Champagne a bebida que foi feita na região de Champagne/França. Todos os outros similares feitos em regiões diferentes, devem ser chamados de frisantes.

Voltando ao restaurante...

O restaurante da Vila, é chamado de Dom Luis V e utiliza um tipo de serviço que me apresentaram como “jantar típico italiano”. Foi quando descobri que simplesmente não sirvo para ser italiana. O sistema é parecido com o de rodízio onde você paga uma taxa fixa e é servido de um prato seguido de outro. Quase pedi à atendente aqueles cartõezinhos conhecidos em churrascarias (um lado verde e outro lado vermelho). Pois mal dava uma garfada num prato, já queriam me servir o segundo. As porções são pequenas, mas as variedades são muitas. Tive que quase chacoalhar o guardanapo branco pedindo para pararem.

Mas os pratos... hmmm... Um melhor que o outro!!! Apesar de ser massa, é aquela massa caseira que cai leve no estômago. O atendimento é sempre cordial. Desde que você entra na Vila até a hora da saída. Todos os funcionários sempre estão prontos para tirar suas dúvidas. Só para pedir a conta que tivemos um pouco de dificuldade, pois a maioria dos atendentes estavam focados em oferecer os pratos para as mesas.

Para quem pretende ir na região, recomendo com todas as estrelas. E o melhor, considerando custo x benefício, vale muito à pena!
Até,

Nenhum comentário:

Postar um comentário